14.2.15

Chá Verde

O Inverno finalmente chegou e nada melhor que um chá quente para reconfortar uma típica noite fria de Inverno. 
Sempre gostei bastante de uma boa chávena de chá, fria ou quente, acompanhada com mel ou até mesmo leite, mas hoje vou falar especificamente do chá verde, que actualmente tem vindo a ser bastante falado devido aos seus benefícios para a saúde.

O chá verde é um chá feito a partir da infusão das folhas de Camellia Sinensis e as suas folhas sofrem pouca oxidação durante o processamento, preservando assim maior parte dos nutrientes das folhas. 
Embora o seu sabor não seja das suas melhores qualidades, sendo conhecido por ter um gosto um pouco ou tanto amargo, os seus benefícios são inúmeros.
Porém, como o tudo o resto, o consumo deste chá nunca deve ser em excesso, podendo provocar possíveis efeitos secundários. Recomenda-se então, beber no máximo 5 chávenas deste chá ao longo de todo o dia.




Chegando à parte das vantagens, o chá verde tem uma lista imensa de benefícios para a saúde, se tomado em doses recomendadas.
O chá verde contém Efedrina, uma amina simpaticomimética, encontrada em certas plantas da família das Ephedrales, que tem como efeito estimulante o aceleramento do metabolismo. Ajudando a combater a gordura localizada e trazendo uma sensação de saciedade mais prolongada.
É também uma fonte rica em palifenóis de catequinas, em particular epigalocatequina galato (EGCG), que é um podereso antioxidante, encontrado em diversos chás, vegetais e frutos secos. Isto ajuda a reduzir o colesterol, como também ajuda a bloquear alterações celulares que dão origem aos tumores.
O chá verde também é conhecido por ser um bom anti-envelhecimento, ajudar no processo da digestão e melhorar o humor da pessoa.




A preparação do chá verde também difere um pouco dos outros chás tradicionais. Não se deve deixar ferver o chá, para não deixar um gosto demasiado amargo. Por isso, após a fervura da água, desligar o lume, colocar duas colheres de sopa com as folhas e deixar repousar durante cerca de três minutos. 
É preciso tomar atenção e evitar utilizar utensílios de metal, para não alterar o sabor do chá. No caso de quererem melhorar o sabor, podem combinar o chá verde com outras plantas, sem interferir na eficácia do chá. Se quiserem adoçar um pouco, podem fazer como eu e acrescentar uma colher de chá de mel.

Sem comentários:

Enviar um comentário