27.5.15

Mãos à Horta

Quem é que nunca pensou em cultivar os seus próprios legumes e ervas aromáticas?
Cultivar os próprios legumes, dentro de casa ou numa pequena horta urbana, é uma alternativa saudável e sustentável que nos permite abastecer a cozinha de aromas frescos e comida saudável a qualquer hora, já para não dizer que nos traz sempre a garantia de saber-se exactamente o que vamos comer.

Eu já andava com esta ideia à algum tempo, mas infelizmente para quem tem gatos, a situação torna-se bastante complicada (que é o meu caso). Então, tive de adiar os planos até conseguir encontrar uma estufa adequada cá para casa.
Para quem não sabe, os gatos são peritos em comer e destruir quase tudo que seja relacionado com plantas, legumes, ervas, flores ou até mesmo algumas pequenas árvores. Por isso, convém ficarem num sitio bem seguro ou longe do alcance das pequenas feras.
Agora que já tenho o básico e as sementes, já posso começar a minha nova aventura!




Ter uma pequena horta não é muito complicado. Para quem tiver varandas ou marquises que apanhem muita exposição solar, é perfeito! No entanto, também é possível cultivar algumas plantas dentro de casa, em vasos, desde que apanhem luminosidade suficiente. Não precisa ocupar muito espaço, vai ser é preciso muita atenção e dedicação, como também saber quais as plantas que devem apanhar mais sol e com que frequência se deve regar cada uma.

Cultivar em casa, não só ajuda a melhorar a qualidade da nossa alimentação, como é um hobbie relaxante que praticamente não tem custos. Por isso, se estiverem a ponderar começar a semear nesta altura, é tempo certo para as couves e alfaces, cenouras, pimentos e beterrabas e ervas aromáticas, como a salsa e o coentro.

Vou tentar eventualmente, fazer um outro post com o progresso da hortinha cá de casa.
Entretanto, não hesitem em fazer as perguntas que quiserem. Espero que tenham gostado e mãos à horta!
*

10 comentários:

  1. Olá! :)
    Encontrei o teu blog e adorei-o! Parabéns pelo trabalho que tens feito. Comecei a segui-lo e decidi nomear-te para uma tag, espero que gostes:

    https://patisallves.wordpress.com/2015/05/27/tag-amoodeio/

    Lots of Love
    Pati

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá (:
      Fico super entusiasmada em saber que gostam do meu blog! Obrigada por me teres nomeado e seguido.
      Acho que também consegui seguir de volta o teu blog, adorei o conceito!

      Um beijinho,
      B Frade*

      Eliminar
  2. Como te compreendo :) O meu namorado não pode oferecer-me flores, se não a minha gata come ou tenta comer. A sacaninha já me partiu uma jarra, ao tentar roubar uma folha.

    A minha solução:
    Como adoro ervas aromáticas opto por colocá-las no parapeito da janela ou vasos pendurados no tecto. Como dá muito trabalho tentar derrubar o vaso, ela desiste de atacar as plantas.

    Espero ter ajudado a dar mais ideias às donas de gatos :)

    Blogue: www.heidiland.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu fizesse uma lista da quantidade de plantas que esta já devorou aqui em casa, não saia daqui hoje!
      Por acaso já me tinha lembrado em começar a pendurar vasos ao tecto e ainda hei de tentar isso :)

      Já agora, tive a dar uma espreitadela e adorei o teu blog! Só dá para seguir pelo bloglovin'?
      *

      Eliminar
  3. Eu estou no Facebook, Instagram, Pinterest, Bloglovin e Blogs Portugal. Na pagina encontras os links para todas as minhas Redes Sociais excepto Blogs Portugal :)

    Vi no outro dia uma solução muito gira. Se encontrar envio-te o link.

    ResponderEliminar
  4. Aqui tens o link: http://paisdequatro.blogs.sapo.pt/a-horta-dos-mendonca-tavares-253163

    Os canteiros são do ikea (penso eu), se os prenderes a meio da parede os gatinhos não devem chegar lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente uma solução muito amorosa. Tenho visto coisas muito idênticas também para pendurar na parede, ainda há pouco vi um super giro feito de paletes!

      Tenho de criar conta no Bloglovin', entretanto já comecei a seguir no Facebook e no Twitter (:

      Eliminar
    2. No Pinterest consegues encontrar muitas ideias interessantes. Já conheço a das paletes, mas acho que deve dar muito trabalho.

      Eu sou aventureira nos projectos DIY, mas não exageremos :) obrigada por me seguires.

      Eliminar
  5. Adorei a ideia :D agora estou curiosa para ver o progresso. Neste momento, não, mas quando tiver a minha própria casa, acho que é algo que gostaria de ter :) a minha hortinha.

    Besos,
    http://amarinar.blogspot.pt/2015/05/revista-maxima-junho-oculos-de-sol.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é uma óptima ideia que todos deviam praticar! E assim que elas começarem a crescer aqui em casa, partilho o progresso convosco :)

      Eliminar