15.6.15

Quinoa // Benefícios

Este post já deu voltas e voltas, começando por ser uma receita, depois mudou para outro assunto e agora finalmente estabeleci um tema e irei falar um pouquinho sobre nutrição.
(É no que dá uma pessoa começar um post e não o acabar no dia. Quem me manda?)
Resumindo, hoje vou falar um pouquinho sobre a Quinoa e alguns dos seus benefícios. Parece-vos bem?

A Quinoa é um cereal cujo valor nutricional é tão rico que é considerado um "supercereal", sendo uma das escolhas preferidas para quem procura uma alimentação mais saudável nos dias de hoje.
Este pequeno grão é não só uma explosão de vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do nosso corpo, como também é uma óptima fonte de proteínas e fibras.





São imensos os benefícios nutritivos da Quinoa. Por ser uma excelente fonte de fibras, é um alimento que dá uma sensação de saciedade mais prolongada e é uma óptima ajuda para o regulamento e melhor funcionamento do nosso sistema intestinal. As proteínas também têm um papel muito importante, em especial para as pessoas que seguem um estilo de vida desportivo ou que praticam actividade física no dia a dia, pois ajuda no fortalecimento muscular e na manutenção do tecido muscular.
A Quinoa é também um alimento rico em ómega 3 e 6 que, como já devem saber, são óptimos aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e no combate e controlo do mau colesterol. 
Como a Quinoa é um alimento de fácil digestão (por ter bastante fibra), faz com que seja um excelente substituto do arroz. A sua preparação é igual ao arroz (2 chávenas de água - 1 chávena de quinoa) e é ideal para quem tenciona fazer dietas de controlo de peso ou até mesmo para quem segue uma alimentação desportiva.
Por fim, a Quinoa também pode contribuir no bom funcionamento do sistema nervoso central, beneficiar o sistema imunológico e acelerar a cicatrização.


Espero que com isto tudo, tenham tomado alguma curiosidade em experimentar este super grão, sim? Se o problema for as receitas, nessa parte também posso ajudar!

E assim chego ao fim de mais um post, mas antes de me despedir, queria pedir desculpa pela minha ausência esta semana passada. Já tinha começado a engendrar este novo post, mas estive tão atarefada que foi ficando para trás e só agora é que tive oportunidade de continuar. 
Espero que tenham gostado (embora com atraso) e que consigam tirar alguma informação daqui. Vou fazer um esforço para ir postando mais frequentemente.
E não se esqueçam de partilhar a vossa opinião, é sempre bem vinda!
Boa semana!
*

Sem comentários:

Enviar um comentário